Carne Maturada – 7 Dicas para uma boa preparação

Partilhar

CARNE MATURADA – 7 Dicas para grelhados mais saborosos

 

  1. Retire do frigorífico uma hora antes de cozinhar para que atinja a temperatura ambiente.

Se a carne estiver congelada, descongele-a lentamente, de preferência no frigorífico, 2 a 3 dias antes de a cozinhar.

 

  1. Tempere a carne generosamente pouco tempo antes de a cozinhar. No entanto, pode aplicar o sal só depois da carne cozinhada, mantendo assim maior suculência.

Não deve aplicar o sal cedo demais porque retira a humidade da carne.

 

  1. Faça uma passagem rápida de ambos os lados da carne em fogo alto na grelha ou então pode optar por uma passagem numa panela muito quente para caramelizar a superfície da carne, selando os sucos.

(Passar ligeiramente numa panela evita a possibilidade de excessivos sabores de carvão da grelha).

 

  1. Se tiver uma grelha grande, construa o fogo apenas de um dos lados da grelha. Faça uma passagem rápida da carne nesse lado quente da grelha e, em seguida, passe para o lado mais frio, sem fogo, para cozinhar com calor indireto até ao ponto desejado.

 

  1. Use pinças em vez de um garfo para lidar com a carne. Sempre que furar a carne, ela quebra a selagem e os sucos escapam.

 

  1. Se possível, use um termômetro de carne para determinar quando a carne está com o ponto de cozedura desejado. Insira o termômetro de carne do lado na carne até ao centro. Deixe a carne na grelha até que esteja pronta para servir.

 

  1. Depois de grelhada, deixe a carne repousar sobre uma placa bastante quente durante o tempo equivalente ao tempo que esteve na grelha. Esta é uma das etapas e muitas vezes ignorada. O descanso permite que os sucos se redistribuam e assentem antes do corte. Se cortar muito cedo, os sucos vão acabar por ficar na tábua ou no prato, e não na carne.

Partilhar