Sugestões para férias divertidas com as crianças

Partilhar

12 Sugestões para se divertir com as crianças durante as férias

 

Sempre que chegam as férias da escola, os pais procuram encontrar as melhores maneiras de manter as crianças ocupadas, de preferência mantendo-as o maior tempo possível longe do smartphone, do computador, da televisão e dos vídeo jogos.

As férias devem representar mais do que um momento longe dos estudos, uma excelente oportunidade para se aproximar, sair da rotina e fortalecer a relação entre pais e filhos através de experiências que podem ser recordadas para toda a vida.

Deixamos aqui algumas sugestões de atividades que os pais podem fazer juntos com os filhos e procurar garantir férias inesquecíveis e mais proveitosas.

 

 

PARA FAZER FORA DE CASA

1 – Clubes e Piscinas

Nenhuma criança resiste a uma tarde de piscina. Se não tiver piscina em sua casa e também não fizer parte de nenhum clube onde possa levar as crianças para aproveitar um dia de sol, a opção pode ser os parques aquáticos nos quais se paga uma entrada e podem permanecer durante todo o dia. Não se esqueça de levar o protetor solar, boias e lanches e fruta, pois ficar na água costuma deixar os pequenos famintos.

 

2 – Piquenique

Não precisa de fazer grandes distâncias para encontrar um parque bonito com relva ou ervinha e uma árvore com sombra para levar as crianças para um piquenique. Nas cidades também há espaços perfeitos para isso, normalmente denominados parques da cidade. Programa e deixe que elas ajudem na escolha das frutas e na preparação dos alimentos que vai levar. Depois do lanche, jogar e brincar ao ar livre pode fechar o passeio com chave de ouro.

 

3 – Pescaria

Mesmo as crianças mais agitadas podem render-se a uma boa pescaria em família. Além de permitir uma conversa mais tranquila, esta atividade também ajuda a desenvolver a concentração e principalmente a paciência das crianças que ficam ansiosas à espera de um peixinho. Alguns pesqueiros oferecem atrações especiais para as crianças se divertirem enquanto os pais relaxam, mas o ideal é todos participem na atividade juntos.

 

4 – Acampamento

Eis uma atividade perfeita para unir toda a família, um acampamento. E se a família não for do tipo aventureira, até o quintal de casa pode ser o palco dessa experiência. Se for possível, providencie lanternas, sacos de dormir e barracas, caso contrário, uma tenda de lençóis e cobertores montada na sala, já funciona. Para quem se quiser aventurar no quintal de casa, prepare o repelente e entre no clima sem desistir e ir a cama durante a noite.

 

5 – Parques de diversões e outros

Não há forma de falar em parques sem pensar em diversão, por isso os parques são das atrações mais visitadas durante as férias. Além dos parques de diversões, também existem os parques públicos, onde é possível jogar bola, andar de bicicleta, de skate, de patins e muito mais, atividades que para as crianças são bem-vindas em qualquer época do ano.

 

6 – Programação Cultural

Durante as férias, existem várias atrações culturais voltadas especificamente para as crianças. Visitar museus, exposições e aquários poe ser uma experiência divertida e ao mesmo tempo enriquecedora do ponto de vista cultural. Para fazer bonito, procure inteirar-se do tema da exposição, assim pode fazer o papel de guia e o prazer de ensinar aos filhotes.

 

 

PARA FAZER DENTRO DE CASA

1 – Contar Histórias

Era uma vez…. Pode ser este o início de uma tarde de aventuras que se poe prolongar até à noite. Se não tiver o hábito de ler para os seus filhos, certamente que eles vão adorar sair da rotina com esta atividade que lhes desperta o seu imaginário, estimula a sua criatividade e aguça o gosto pela leitura que é fundamental na vida adulta. Para começar, porque não fazer uma visita à secção infantil de uma livraria e escolherem alguns livros! Na hora de contar a história, pode caprichar nas interpretações e deixar tudo ainda mais interessante.

 

2 – Teatro, música, dança e moda

Uma maneira infalível de animar e divertir as crianças é propor que eles mesmas façam um teatrinho em casa ou um desfile de moda. Deixe que sejam elas a fazer a produção do cenário, que criem os figurinos, que apliquem maquiagem umas Às outras e interpretem, cantem, dancem e desfilem. Os pais podem entrar no clima e participar ou apenas ficarem sentados na plateia, a fotografar e a filmar tudo para depois mostrar aos pequenos artistas o trabalho que realizaram.

 

3 – Aula de Culinária

Com a supervisão de um adulto responsável, preparar um bolo de chocolate ou qualquer outra receita, pode ser a garantia de muita diversão tanto para meninas como para os meninos. Pelo meio podem aproveitar para ensinar questões como higiene necessária para preparar qualquer coisa na cozinha, os perigos do fogo e das facas e a necessidade de ter sempre um adulto a acompanhar. Depois disso, é só preparar os aventais, os ingredientes e colocar a mão na massa sem se preocupar com a bagunça que com certeza não vai faltar.

 

4 – Momento Pipoca

Trata-se de uma atividade que custa muito pouco e pode ser muito divertida, principalmente se os dias não convidarem a atividades de exterior. Deixe os seus filhos escolherem os seus personagens e super-heróis preferidos, prepare a sala de TV deixando-a escurinha como no cinema, espalhe almofadas, travesseiros e edredões ou cobertores deixando o espaço bem confortável. Faça bastantes pipocas, sumos e/ou chocolate quente e assista com eles. Se for o caso, deixe-os convidar os amigos ou familiares. Sugira que eles desenhem os bilhetes de ingresso para a entrada de cada sessão e não se preocupe, pois com certeza a diversão fica por conta da criatividade que eles têm de sobra.

 

5 – Festa do Pijama

Organizar uma festa do pijama e convidar um ou mais amiguinhos para participar, certamente que pode ser uma festa e tanto, sobretudo se os pais também contribuírem. Para dar mais vida à festa, pode providenciar almofadas divertidas e separar os travesseiros para famosa guerra que mais cedo ou mais tarde vai acabar por acontecer… Depois disso, os pequnos adormecem e podem ser acordados no dia seguinte com um delicioso café da manhã.

 

6 – Campeonatos de Jogos

As crianças são estimuladas desde pequenas a serem competitivas. Seja na escola ou entre os irmãos, a competição está sempre presente e elas adoram, mas em qualquer tipo de competição, o mais importante é fazê-las entenderem que saber competir é muito mais importante do que ganhar. Pensar nisso, propor um mini-campeonato de jogos de tabuleiro, dominó, cartas, mímica ou mesmo jogos de vídeo, pode ser uma forma divertida de integração. Podem ser elas próprias a confeccionar as medalhas, enquanto os pais preparam um brinde especial para todos os participantes e campeões.

 

Boas férias!


Partilhar