5 Razões que provam que os Avós são importantes

Partilhar

Como pais, todos nós ouvimos sobre a importância de relacionamentos positivos entre pais e filhos no desenvolvimento social e emocional das crianças. Existem inúmeros estudos de pesquisa e estatísticas de apoio que destacam os muitos benefícios que vêm de fortes laços entre pais e filhos. O que nem sempre é reconhecido, é o impacto positivo que uma relação próxima entre avós e netos pode ter na felicidade e bem-estar de toda a família. Simplificando, ter avós por perto é bom para todos. Uma relação saudável entre um avós e netos é benéfica para ambos os lados do relacionamento, e por isso:

1. Os avós realmente afetam a vida dos seus netos

Estudos mostram que 9 entre 10 netos adultos sentem que os seus avós influenciaram as suas crenças e valores. A perspetiva de uma criança sobre o que constitui um relacionamento saudável e normal, é moldada pelo relacionamento que ele mantém com os seus avós. Através do contato regular é criada uma sensação de intimidade emocional e apoio inabalável, as crianças podem vivenciar como deve ser um relacionamento verdadeiro e positivo.

2. Os avós podem reduzir muito o stress familiar

Um estudo de 2014 numa Universidade dos EUA descobriu que “uma relação emocionalmente próxima entre o avô e o neto está associada a menos sintomas de depressão para as duas gerações”. Para as crianças, ter avós significa ter os companheiros perfeitos para brincar e se divertir. Os avós são alguns dos melhores parceiros quando se trata de usar a criatividade e a imaginação para descobrir as maravilhas da vida. E, por sua vez, a maioria dos avós realmente amam o seu papel. De acordo com a American Grandparents Association, 72% dos avós acham que ser um avô é a coisa mais importante e gratificante de sua vida.

3. Os avós têm uma grande experiência

Os avós são um recurso valioso porque têm muitas histórias e experiências das suas próprias vidas para partilhar. Muitas vezes as crianças ouvem os avós, mesmo quando não dão ouvidos aos seus pais, ou outros adultos. Os avós também oferecem uma ligação com o património cultural e a história da família de uma criança. As crianças entendem melhor quem são e de onde vêm através da sua relação com os seus avós.

4. Os avós proporcionam uma sensação de segurança

Especialmente em tempos difíceis, ter uma camada extra de suporte pode fazer uma grande diferença na vida de uma criança. Estudos mostraram que relacionamentos próximos com os avós e netos durante a adolescência estão associados a menos problemas comportamentais e emocionais, e menos dificuldades sociais. Os avós oferecem um ombro amigo quando as crianças precisam de alguém para conversar, porque às vezes elas simplesmente acham mais fácil compartilhar as suas dificuldades e problemas com os seus avós.

5. Avós oferecem uma opção de cuidados infantis acessíveis

Com ambos os pais em muitas famílias trabalhando fora de casa, muitas vezes são os avós que desempenham um papel vital em elevar a juventude de hoje. De acordo com o Censo de 2010, há milhares de avós que satisfazem as necessidades básicas de um neto, enquanto ainda mais cuidam de seus netos regularmente. Se eles estão dispostos e aptos, ter um avô como babysitter ocasional ou regular, dá a muitos pais uma grande sensação de conforto saber que os seus filhos se encontram em mãos capazes e carinhosas.


Partilhar