7 Razões para valorizar mais as Amizades

Partilhar

A amizade é importante e os amigos tornam-se uma parte significativa das nossas vidas. Alguns de nós gostamos de construir uma rede de novos amigos, outros preferem um pequeno círculo de amigos. Considera que os amigos têm um papel importante na sua vida? Saiba que existem razões inegáveis que justificam a busca da amizade, e isso é especialmente verdadeiro para os nossos filhos.

1. A amizade é um desejo natural

Os seres humanos são criaturas sociais, o que significa que é natural para nós formarmos relações com os outros e procurar pessoas com as quais nos sentimos confortáveis. A tendência para formar laços de amizade prende-se com a necessidade humana de pertencer, que ocupa um lugar de destaque na nossa natureza.

2. A amizade melhora a influência dos pares

O ser humano cresce dentro da sociedade através de interações interpessoais e da perceção de como os outros o vêm. Por outro lado, o efeito de socialização sugere que as crianças que não têm amigos tendem a manifestar mais motivação para assumir as características dos colegas, ao contrário das crianças com amigos.

3. A amizade fomenta uma cultura positiva

Uma rede de amigos desenvolve uma cultura de apoio em qualquer ambiente, o que significa que as amizades construídas dentro de uma escola podem ajudar as crianças a sentirem-se integradas. Quando os jovens sentem que pertencem têm mais tendência a perseverar.

4. Amizade oferece apoio

À medida que os nossos filhos amadurecem e se aproximam da independência, tornam-se menos predispostos a pedir ajuda a figuras de autoridade. As amizades proporcionam uma rede de indivíduos que se importam uns com os outros e que pensam da mesma forma, sendo a estes que os jovens geralmente preferem recorrer quando precisam de apoio.

5. A amizade traz consciência de questões ou áreas problemáticas

Amigos, especialmente aqueles muito próximos, são aqueles que provavelmente descobrem o que se está a passar na vida um do outro e podem detetar sinais de alerta assim que alguma situação negativa se começa a formar, e podem ser muitas das vezes a primeira ajuda para resolver alguns desses problemas.


Partilhar