ARTIGO – 20 Dicas para um Óptimo regresso às Aulas

Partilhar

Com o Verão a terminar e o regresso às aulas a começar, pode ser difícil retomar os horários, tanto para as crianças como para os adultos. Deixamos aqui 20 dicas que podem ajudar os pais a tornar mais fácil o regresso às aulas deste ano. O truque é tratar de tudo antecipadamente.

  1. Antes de comprar o material escolar necessário, confirme se não terá algum desse material do ano anterior.
  2. Deixe os seus filhos entusiasmarem-se com o regresso às aulas envolvendo-os na compra do material, permitindo que eles escolham alguns materiais.
  3. No momento de comprar uma mochila, tenha atenção e escolha uma que seja ergonómica de preferência com alças largas e com as costas e as alças almofadas.
  4. Crie um espaço onde o material escolar deve ser guardado e transmita aos seus filhos a responsabilidade de o manter organizado.
  5. Duas semanas antes do regresso às aulas, retomem o horário que deverão cumprir assim que comecem as aulas.
  6. Faça algumas atividades culturais com os seus filhos, como uma visita a um museu, para que eles comecem a entrar no ritmo escolar.
  7. Encoraje os seus filhos a ler pelo menos um livro antes das aulas começarem.
  8. Incentive os seus filhos a relacionarem-se com as outras crianças. Se possível organize com outros pais encontros supervisionados para que as crianças possam brincar e interagir de forma saudável.
  9. Se o seu filho vai para a escola pela primeira vez, poderá sentir alguma ansiedade de separação. Respeite os sentimentos dos seus filhos e ajude-os a crescer na sua ausência.
  10. Se a criança vai entrar numa nova escola e está nervosa, pode ajudá-la levando-a a conhecer o espaço e se possível a sala de aula e o/a professor(a).
  11. Defina um local de estudo: um local calmo e se possível longe de distrações como a televisão ou consolas.
  12. Ajude os seus filhos a criar um horário de estudo em casa, e a cumpri-lo.
  13. Limite a utilização de equipamentos eletrónicos como consolas ou computadores, a um horário estipulado.
  14. Os pais são os modelos a seguir para as crianças: quando os seus filhos estiverem a estudar, utilize esse tempo para trabalhar nos seus próprios projetos. Além do bom exemplo, estará por perto para ajudar caso seja necessário.
  15. Se as crianças tiverem dificuldade em cumprir o seu horário de estudo, pode programar um alarme para recordar que é naquele momento que devem fazê-lo.
  16. Determine quanto tempo é que os seus filhos devem demorar a fazer uma tarefa específica para que aprendam a gerir melhor o seu próprio tempo.
  17. Ensine-os a priorizar tarefas através de listas que devem ser feitas de acordo com os seus prazos.
  18. Construa as frases de forma positiva, como por exemplo, “podes brincar, depois de terminares os trabalhos de casa” em vez de “não podes brincar enquanto não acabares os trabalhos de casa”.
  19. Crie uma rotina: antes do seu filho ir dormir peça-lhe para organizar a mochila para as aulas do dia seguinte, e supervisione. É importante que seja a criança a fazê-lo.
  20. Se os seus filhos levam o lanche de casa para a escola, envolva também a criança na preparação da sua lancheira.

Partilhar