ARTIGO – Saiba mais sobre os Benefícios da Carne Vermelha

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A carne vermelha faz parte do cardápio diário dos portugueses e há quem diga que uma refeição sem ela fica comprometida. Por algum tempo, porém, foi atacada como vilãs da saúde, mas isso ficou para a história e diversos cientistas e pesquisadores já comprovaram os benefícios da carne vermelha que, além de tudo, é muito saborosa!

Deixamos aqui alguns dos benefícios do consumo deste alimento fundamental a uma dieta equilibrada:

 

  1. É BASTANTE NUTRITIVA

A carne vermelha é rica em diversos nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Podemos citar principalmente minerais e vitaminas lipossolúveis, além de ferro, zinco e vitaminas B6 e B12. A carne vermelha também é rica em proteína de alto valor biológico, aquela que representa grande parte do peso do corpo humano.

Uma dieta com pouco equilíbrio desses nutrientes causa fadiga, anemia e dificuldade de cicatrização dos tecidos.

 

  1.  FORNECE BOA QUANTIDADE DE PROTEÍNAS

O componente principal da carne bovina é a proteína. A concentração de proteína magra varia em torno de 30% e é geralmente de alta qualidade, contendo todos os 8 aminoácidos essenciais para o crescimento e manutenção do nosso corpo.

Por isso, comer carne vermelha é muito indicado para quem passou por uma cirurgia e para os atletas em recuperação — ou em outros momentos e condições em que o tecido muscular está a ser reconstruído.

 

  1. MELHORA O DESEMPENHO MUSCULAR

A carne vermelha é fonte de alguns nutrientes que ajudam a melhorar o desempenho muscular, como a mioglobina (responsável pelo transporte de oxigênio para os músculos), o ácido linoleico (nutriente importante para perder peso e promover a perda de gordura) e a creatina (que ajuda a restaurar ATP após o esforço muscular, uma molécula produzida durante a respiração celular, que dá energia ao corpo).

 

  1. AJUDA A COMBATER A DEPRESSÃO

Pouca gente sabe, mas a carne vermelha também é benéfica para a saúde mental. Ela é muito melhor que a carne de frango e de peixe no combate à depressão, devido à alta concentração de fenilalanina que apresenta. A fenilalanina ainda reduz o apetite, o que ajuda a emagrecer.

 

  1. AJUDA A PREVENIR E TRATAR A DIABETE

A carne vermelha ajuda a manter a glicemia mais estável, por isso o seu consumo diminui alterações de humor, compulsão alimentar e ajuda a combater a resistência à insulina. Por isso, é ótima na prevenção e no tratamento da diabete.

 

  1. PREVINE A ANEMIA

A anemia é uma doença caracterizada pela diminuição da quantidade de células vermelhas do sangue e a capacidade dele transportar oxigênio. Normalmente, ela é causada pela falta de ferro no organismo e seus principais sintomas são cansaço e fraqueza.

Um dos benefícios da carne vermelha é ser rica em ferro, principalmente quando está na forma de ferro heme. Encontrado apenas em alimentos de origem animal, o ferro heme é muito pouco encontrado nas dietas vegetarianas. E não é só isso: além de possuir forma altamente biodisponível de ferro, a carne também melhora a absorção de ferro não heme dos alimentos de origem vegetal.

O medo do colesterol pode ser um temor que ronda os amantes de um bom churrasco, mas não precisa ser assim. O fator decisivo é saber a quantidade ideal, pois até mesmo comer uma quantidade menor do que a indicada pode ser prejudicial, gerando perda de massa magra e enfraquecimento dos cabelos e unhas, além da má recuperação dos tecidos.


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