
CARNE MATURADA – 7 Dicas para grelhados mais saborosos
- Retire do frigorífico uma hora antes de cozinhar para que atinja a temperatura ambiente.
Se a carne estiver congelada, descongele-a lentamente, de preferência no frigorífico, 2 a 3 dias antes de a cozinhar.
- Tempere a carne generosamente pouco tempo antes de a cozinhar. No entanto, pode aplicar o sal só depois da carne cozinhada, mantendo assim maior suculência.
Não deve aplicar o sal cedo demais porque retira a humidade da carne.
- Faça uma passagem rápida de ambos os lados da carne em fogo alto na grelha ou então pode optar por uma passagem numa panela muito quente para caramelizar a superfície da carne, selando os sucos.
(Passar ligeiramente numa panela evita a possibilidade de excessivos sabores de carvão da grelha).
- Se tiver uma grelha grande, construa o fogo apenas de um dos lados da grelha. Faça uma passagem rápida da carne nesse lado quente da grelha e, em seguida, passe para o lado mais frio, sem fogo, para cozinhar com calor indireto até ao ponto desejado.
- Use pinças em vez de um garfo para lidar com a carne. Sempre que furar a carne, ela quebra a selagem e os sucos escapam.
- Se possível, use um termômetro de carne para determinar quando a carne está com o ponto de cozedura desejado. Insira o termômetro de carne do lado na carne até ao centro. Deixe a carne na grelha até que esteja pronta para servir.
- Depois de grelhada, deixe a carne repousar sobre uma placa bastante quente durante o tempo equivalente ao tempo que esteve na grelha. Esta é uma das etapas e muitas vezes ignorada. O descanso permite que os sucos se redistribuam e assentem antes do corte. Se cortar muito cedo, os sucos vão acabar por ficar na tábua ou no prato, e não na carne.