CARNES MATURADAS – Saiba um pouco mais…

Partilhar

Saber um pouco mais…

 CARNE MATURADA

Uma iguaria tenra e suculenta.

 

A carne maturada é feita a partir de animais com uma gordura obtida através de uma alimentação saudável, de campo e de pastagem.

Como não há pastagem o ano inteiro, na alimentação destes animais também é utilizada a silagem de milho e legumes.

O grande objetivo da maturação é aumentar a maciez e suculência da carne, tornado-a mais saborosa e intensa.

 

Dois métodos distintos de carne maturada:

1 – MATURAÇÃO A VÁCUO / Wet Age

Este tipo de maturação consiste num processo de conservação em que  as carnes são embaladas a vácuo e são conservadas em câmaras de frio entre 8 e 12 dias, mantendo a humidade. A técnica permite que as enzimas presentes no interior dos músculos quebram as proteínas da carne e acentue as características organoléticas, agregando sabor.

 

2 – MATURAÇÃO Dry aged

Dry aged é o processo de maturação a seco, no qual a carne in natura descansa em temperatura (de 0 a -2ºC), humidade (de 50% a 70%) e ventilação controladas e vai perdendo líquido.

O resultado é uma carne com sabor totalmente diferenciado entre o doce e o salgado.

As carnes embaladas a vácuo tendem a apresentar uma coloração mais escura e um odor mais forte. Se não estiver embalada a vácuo, não compre! Mas se estiver, fique tranquilo(a) porque é normal. A dica é: ao abrir a embalagem, deixe a carne descansar por uns 15 minutos que o odor sai sem comprometer a qualidade sensorial e microbiológica da carne.

 

Agora que já sabe um pouco mais sobre carne maturada e como ela é feita, que tal experimentar esta iguaria?

Visite uma das nossas lojas e aí vai encontrar a carne maturada de qualidade que necessita para surpreender os seus familiares e amigos numa refeição distinta e plena de sabor!

 


Partilhar