O Dia da Europa

Partilhar

Dia da Europa ou Dia da União Europeia é uma data comemorativa celebrada anualmente na Europa (ou na União Europeia) no dia 9 de Maio. A data escolhida reflete o dia 9 de Maio de 1950, em que o estadista francês Robert Schuman avançou com a proposta de uma entidade europeia supranacional. Essa proposta ficou conhecida como a Declaração Schuman e é considerada o embrião da atual União Europeia.

União Europeia (UE) é uma união económica e política de 28 Estados-membros independentes situados principalmente na Europa.[ A UE tem as suas origens na Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) e na Comunidade Económica Europeia (CEE), formadas por seis países em 1957. 

Os estados-membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Roménia e Suécia. O Reino Unido por meio de um plebiscito em junho de 2016 decretou a saída no bloco económico. Porém, a saída do país ainda não foi oficializada.

Curiosidades sobre a União Europeia:

  • A superfície que abrange a União Europeia é de 4.793.909 km².
  • A população total da União Europeia em 2017 era de 511.876.252.
  • O PIB (2018) dos 28 países da União Europeia é de 15.869.095,60€ milhões.
  • A bandeira da União Europeia foi criada em 1955 e simboliza os ideais de união, cooperação e harmonia entre os povos da Europa
  • Existe o Hino Europeu, que é parte da nona sinfonia de Ludwig Van Beethoven.
  • Em 2012, a União Europeia foi laureada com o Nobel da Paz, entregue pelo Comité Nobel “por ter contribuído ao longo de mais de seis décadas para o avanço da paz e da reconciliação, democracia e direitos humanos na Europa”.

As próximas eleições parlamentares europeias realizam-se entre os dias 23 e 26 de maio de 2019. Em Portugal foi escolhido o dia 26 de maio.


Partilhar